domingo, 28 de fevereiro de 2010

Escape em Amsterdam!

By Leonardo Zelig

Ir em baladas no Brasil é sempre divertido! Há a espontaneidade brasileira, as danças costumazes, ficadas salientes e tudo o que há de melhor na noite brasileira ou não. Ao fazer um mochilão pela Europa, é inevitável além de conhecer o Coliseu, a Torre Eiffel ou o Big Ben, conhecer o que a noite européia tem a oferecer...A cidade escolhida foi Amsterdam.

Aparentemente, a boate cool da cidade holandesa é a “Escape”, gigantesca, com dois djs, vários ambientes e capacidade para mais de mil pessoas. Eu e meus amigos mochileiros decidimos escapar da realidade num típico Domingo a noite holandes. Eis que adentramos o recinto. Inicialmente você percebe a grandiosidade do lugar com seus efeitos especiais de luzes, pessoas de perna de pau dançando na pista e músicas escolhidas a dedo para potencializar o mood da casa.

Com o passar das horas a coisa foi ficando assustadora. Senhoras quarentonas fazendo a dança do robô, membros da comunidade nipônica gay assustando os clientes inofensivos e duas garotas holandesas que infernizavam a todos, passavam a mão nos homens, se insinuavam, para quando o macho idiota se aproximar levar um:
- NO...DON’T TOUCH ME....

Depois de algumas priceless hours naquela boate, pude perceber como uma cultura diferente tem sua identidade própria na pista de dança e nas interações sociais. Não havia homens xavecando, mulheres descendo ate o chão ou a infame desculpa feminina: “Desculpa! Eu so vim dançar com minhas amigas”. Primeiro, em boates na Europa você tem um microcosmo da globalização, uma vez que há gente de diversos países Segundo, a língua que permite transitar nessa babel absurda é o inglês! Leitores, tá ai uma tarefa que os desafio a tentarem: xavecar em inglês! Como passar a malemolência sedutora, as piadinhas safadas ou a sagacidade do xavequeiro utilizando a língua inglesa? Reflitam...

Ficou a impressão que holandeses dançam de forma assustadora, que suas boates parecem cenários provenientes de Blade Runner e seus frequentadores figurantes do filme “O quinto elemento”, com menção honrosa para o japonês que parecia “Chucky - O Boneco Assassino” meets “Edward-Mãos-de-Tesoura” dançando de forma provocante...Vade retro!

Ou como diria em bom holandes:

God verdedigen me!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Caros leitores,
Se alguem percebeu nossa ausencia, ela eh muito bem justificada porque estamos numa pequena turne pelo velho continente!Dentro de uma semana ou mais um pouquinho estaremos de volta com estorias fascinantes!
Abracos!!